Agosto 23, 2017, 17:44 *
Olá, Visitante. Por favor Entre ou Registe-se se ainda não for membro.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Notícias:

Início   Ajuda Pesquisa Calendário Entrar Registe-se  
Páginas: [1]
  Imprimir  
Autor Tópico: PME - Módulo Pasta de Açúcar  (Lida 25211 vezes)
MartaFernandes
Cake Hero

Ver Perfil
« em: Outubro 02, 2014, 00:22 »

Estou muito tentada a fazer o PME Pasta de Açúcar, mas gostava de tirar alguma dúvidas com quem já fez. Eu gostava de fazer algo mesmo completo, porque, embora já faça bolos ha algum tempo, nunca fiz nenhuma formação nem workshop e sinto que tenho muito para aperfeiçoar nos varios passos da confecção até ao resultado final, porque faço as coisas por intuição e da forma que acho mais fácil, mas pode nem ser a mais correcta e nunca me ter ocorrido fazer da forma mais perfeita. Gostava por exemplo de aperfeiçoar a cobertura do bolo com o creme "pré pasta" e a aplicação da pasta para ficar com as arestas direitinhas e lisinho.

No programa do curso fala em "Noções básicas". O que se aprende nesse "sub-módulo"? É feito o bolo desde inicio - cobrir com creme, cobrir com pasta...?

Acharam o curso muito completo ou há falhas nalgum ponto essencial? Pelo programa parece-me completo, mas só quem ja fez consegue dizer verdadeiramente o que acha.

Relativamente aos descontos, pelo que li posso acumular o de 10% de desempregada, 5% de cliente e 5% do cartão da CGD por exemplo. É mesmo assim na realidade? Fica por cerca de 240€ (300€ - 20%)?

Digam de vossa justiça. Preciso das vossas opiniões sinceras porque é um investimento muito grande para quem não tem uma fonte de rendimentos.

Obrigada!!!
« Última modificação: Outubro 02, 2014, 00:27 por MartaFernandes » Registado

Marta Fernandes
TiagoMSD
Mr. Cake

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: Outubro 02, 2014, 08:13 »

Pela minha parte eu quando fiz o PME sabia pouco ou nada... logo aprendi bastante.
Agora também posso dizer que aprende-se smp mais do que o programa simplesmente pela troca de ideias entre as pessoas que estiverem presentes.
Bem sei que já tem pratica com pasta de açucar resta saber apenas se essa "experiencia" vale a pena o investimento nem que seja só para curriculo.
De qualquer modo dar uma vista de olhos pelas fotos do Isto faz-se dos PME de pasta de açucar dá para ter uma ideia do que se faz la e pode ajudar a decisão!
Registado

Marta Rodrigues
Cake Hero

Ver Perfil WWW
« Responder #2 em: Outubro 02, 2014, 09:31 »

Eu fiz os três módulos porque queria ficar com o certificado de mestre! Mas para quem já tem alguma experiência em pasta de açucar não vai aprender tanto como alguém que está a iniciar-se nesta arte.
É certo que se abordam várias técnicas e a partilha com os outros colegas traz sempre coisas novas, mas dos 3 módulos foi o que menos coisas novas aprendi, mas gostei.
Se está a pensar fazer apenas este módulo, tendo já algum conhecimento em pasta de açucar, acho que devia investir em formação mais específica, como modelagem avançada por exemplo.
Se está a pensar fazer os 3 módulos para ficar com o certificado, nem que seja a longo prazo (eu reparti o curso por 2 anos e fui fazendo conforme a disponibilidade financeira), então aconselho a fazer.

Quanto à redução dos preços, o melhor será mandar email para a escola. São as pessoas indicadas para lhe responderem a isso.
Registado

Marta Rodrigues
Cake Hero

Ver Perfil WWW
« Responder #3 em: Outubro 02, 2014, 09:34 »

Mais algumas opiniões:

http://forum.istofaz-se.pt/v1/index.php?topic=6170.0
Registado

MartaFernandes
Cake Hero

Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 02, 2014, 11:01 »

Muito obrigada pelas opiniões!
Vou pensar muito bem. Gostava de fazer o curso completo, mas também seria faseado, porque de uma só vez é impossível (para mim), portanto talvez seja um bom investimento começar já por este módulo.
E o investimento seguinte talvez fosse a modelagem avançada. O PME não engloba modelagem (a não ser de flores), pois não?

Relativamente à questão que fiz, alguém sabe responder? No programa do curso fala em "Noções básicas". O que se aprende nesse "sub-módulo"? É feito o bolo desde inicio - cobrir com creme, cobrir com pasta...?
Registado

Marta Fernandes
TiagoMSD
Mr. Cake

Ver Perfil WWW
« Responder #5 em: Outubro 02, 2014, 12:17 »

o que eu fiz foi:
um bolo hexagonal esferovite com um laço e alguns decorações simples
um bolo redondo verdadeiro para rechear, cobrir e modelagem simples menina
bolo rectangular esferovite com um bebe
bolo 2 andares (1 esf. e 1 verdadeiro) e modelagem dos noivos (na imagem ja tinha comido o bolo!!!)
Registado

MartaFernandes
Cake Hero

Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 02, 2014, 14:14 »

Muito obrigada, Tiago. Parece-me mesmo muito completo  Sorridente Adorei os trabalhinhos!
Registado

Marta Fernandes
crisneves
Mini Cake
*

Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 02, 2014, 20:47 »

Eu fiz os 3 módulos dos pme´s recentemente no mês de setembro...gostei muito de todos! Principalmente porque as formadoras são umas queridas, e como os colegas aqui já falaram aprende-se muito com a experiência de outras pessoas...Mas dos 3 módulos o que mais se aprende são os das flores e dos bicos de pasteleiro, os de bicos de pasteleiros saimos com dor de cabeça...porque é tudo tão minucioso, tão perfeitinho! E já que já tens experiência acho que seria mais valido gastar dinheiro com os outros dois módulos. Um dica que aprendi no pasta de açucar que para evitar estas aretas é sempre bom deixar a pasta mais grossa.
Registado
MartaFernandes
Cake Hero

Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 03, 2014, 00:10 »

Obrigada crisneves.
Eu tenho em mente fazer os 3, mas acho que o melhor para começar será o de Pasta de Açúcar. O de bicos de pasteleiro é o que menos me desperta curiosidade, até porque a maioria dos bolos que faço sao com pasta de açúcar; bico de pasteleiro uso poucas vezes. Apesar disso também gostava de ter formação nessa área.
Enviei um email com alguns dos meus bolos para a formação do Isto faz-se e disseram-me que talvez fosse bom começar pelo de Pasta de açúcar, para aperfeiçoar técnicas e fazer o de Massas e recheios, mas esse eu acho que no meu caso é dispensável, pelo menos para ja

Estou a pensar fazer da seguinte forma (mas isto a looongo prazo):
1º PME Pasta de açúcar
2º modelagem avançada
3º PME flores
4º PME bicos de pasteleiro
Mas também gostava muito de fazer um de bolos estruturados e o da bonequinha... Acho que gostar, gostar, gostava de fazer todos  Grin

Isto é tudo em sonho, para ja. Mas para começar acho que vou "lançar-me" para o PME pasta de açúcar. Nao resisto!  Contente
« Última modificação: Outubro 03, 2014, 00:12 por MartaFernandes » Registado

Marta Fernandes
Marta Rodrigues
Cake Hero

Ver Perfil WWW
« Responder #9 em: Outubro 03, 2014, 14:33 »

E vai gostar concerteza! Apesar de já ter alguns trabalhos feitos com pasta de açucar, quando fiz o PME gostei imenso. Pelo ambiente na formação, pela formadora, pelas partilhas entre todos!
Com o meu comentário apenas quis reforçar que tendo já experiencia, não irá aprender muita coisa nova, mas é sempre bom fazer formações. Eu se tivesse dinheiro estava sempre em formação, porque se aprende muito mais do que aquilo que está estipulado no programa.
Registado

MartaFernandes
Cake Hero

Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 03, 2014, 22:32 »

Assim deixa-me ainda mais ansiosa, Marta  Sorridente
Registado

Marta Fernandes
Páginas: [1]
  Imprimir  

Ir para: